FELIX ANTOINE CLAUDE MORA-CAMINO

D.SC., UNIVERSITÉ TOULOUSE III, 1987

Análise estrutural

Fez carreira na França nas áreas de ensino de programação matemática, simulação, pesquisa operacional, otimização e filtragem, operação e planejamento do transporte aéreo. Sua área de pesquisa é a de sistemas complexos, também chamada de cibernética, na qual trabalhou pela Cooperação Francesa na COPPE/UFRJ. Essa área é pluridisciplinar e abrange as ferramentas computacionais, os modelos matemáticos e as técnicas de tomada de decisão aplicadas a sistemas complexos, sejam estes de natureza técnica (sistemas de controle e monitoração) ou de natureza sócio-econômica (planejamento e operação de sistemas de transporte). Isso tem conduziu a interações com equipes de pesquisa em areas diferentes como: Matemática Aplicada, Engenharia Computacional, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Industrial e Engenharia de Transportes. Seu trabalho tem como objetivo contribuir ao desenho ou ao aprimoramento de novas ferramentas de análise, modelagem e tomada de decisão, tais como a programação geométrica, a programação dinâmica, a programação bi-nível, a modelagem fuzzy, o controle fuzzy, a programação fuzzy, as redes neurais, as heurísticas e meta-heurísticas, o controle não-linear, a platitude diferencial, e a aplicação destas en areas diversas tais como a otimização da operação de sistemas energéticos, sistemas de transporte, sistemas de irrigação, desenho de sistemas de bordo para aeronaves (pilotagem automático, guiagem e navegação, monitoração e gerência do voo), o controle do tráfego urbano, organização e controle do tráfego aéreo. De volta ao Brasil desde Abril de 2018, ensina Pesquisa Operacional no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (Campus de Rio das Ostras). Ele continua como pesquisador associado da equipe de otimização da ENAC em Toulouse onde co-orienta teses de doutorado, ele também é pesquisador associado do Systems Science Institute da Universidade de Durban na Africa do Sul, atuando em Pesquisa Operacional aplicada à Operação e Planejamento de Sistemas de Transporte, Logística e Transporte Aéreo.

UFF – Rio das Outras