LEONARDO SANTOS DE BRITO ALVES

PH.D., UCLA, 2005

Mecânica dos Fluidos, Mecânica computacional

Graduação (1998) e mestrado (2000) em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado (2002) e doutorado (2006) em engenharia mecânica e aeroespacial pela Universidade da California em Los Angeles, e pós-doutorado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Foi Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e de Materiais entre 2007 e 2012 e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa entre 2010 e 2012 no Instituto Militar de Engenharia. Desde 2012 é Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de engenharia mecânica e aeroespacial, com ênfase em mecânica dos fluidos e transferência de calor. Metodologias utilizadas: i) análise de estabilidade linear, ii) simulação numérica de alta resolução, e iii) aprendizado de máquina para desenvolvimento de modelos de ordem reduzida. Problemas científicos de interesse: i) camadas de mistura e limite, ii) escoamentos incompressíveis, subsônicos e supersônicos; iii) convecção mista em meios puros e porosos e iv) fluidos supercríticos.

Bloco E – Sala 211

ResearcherID