LABORATÓRIO DE METROLOGIA DIMENSIONAL E COMPUTACIONAL – LMDC

Coordenador Responsável: Fabiana Rodrigues Leta

Salas 110A, 110B e 104; bloco E

O Laboratório de Metrologia Dimensional e Computacional (LMDC) originou-se de uma ampliação do Laboratório de Metrologia Dimensional (LMD), implantado no Departamento de Engenharia Mecânica da UFF em 1993.

O LMDC tem como principais linhas de atuação o ensino, a pesquisa e o repasse de tecnologia à comunidade empresarial.

Destaca-se sua atuação no repasse de conhecimentos, possuindo tradição no treinamento, capacitação e formação de pessoal. Desde sua criação já formou inúmeros alunos de graduação e pós-graduação, através de cursos e de orientações de projetos finais, iniciações científicas, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

O laboratório desenvolve pesquisas aplicadas, envolvendo alunos de graduação e pós- graduação. A principal linha de pesquisa desenvolvida no âmbito do LMDC é a de Metrologia por Imagem, que consiste no desenvolvimento de sistemas computacionais para inspeção e análise dos mais variados elementos, considerando técnicas de Visão Computacional e rastreabilidade metrológica