Programa Francisco Eduardo Mourão Saboya de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Laboratórios de pesquisa

Laboratório de Termociências – LATERMO

Laboratório de Termociências – LATERMO

Coordenador Responsável: Leandro Alcoforado Sphaier

Sala 206-D, bloco E

O Laboratório de Termociências (LATERMO) é um laboratório de pesquisa e ensino em transferência de calor e massa e engenharia térmica em geral. As atividades acadêmico-científicas desenvolvidas no LATERMO têm um caráter mais experimental, porém estudos teóricos e simulações computacionais também são realizadas. Os principais projetos de pesquisa atualmente realizados no LATERMO estão associados à caracterização e desenvolvimento de novos materiais. Entre estes projetos de pesquisa, deve-se mencionar o levantamento de propriedades termofísicas e investigação da transferência de calor em materiais compósitos e polímeros em geral, com o intuito de desenvolver novos materiais com propriedades projetadas para atender demandas específicas. Ainda, tem-se projetos relacionados à fabricação e caracterização de Biodiesel e estudos relacionados a Biomassa.

O LATERMO dispõe de uma série de equipamentos para desenvolver as atividades acima, incluindo um Condutivímetro Térmico (LaserComp FOX 50-110), um Calorímetro Diferencial de Varredura DSC Netzsch 200 F3 MAIA uma Balança de alta precisão Shimadzu (AW220 ) montada com Kit para Determinação de Densidade (SMK 401), um Processador Ultrasônico Cole Parmer de 750 W, um Moinho Planetário de Esferas (RETSCH PM-100) com cubas de moagem de diferentes materiais, diversas estufas com controle de temperatura e a vácuo, entre outros equipamentos.

klik66 ayahqq priaqq ligacapsa klikqq cafeqq https://mguniversity.ac.in/pkv-games/ https://mguniversity.ac.in/slot88star/ https://learnitnow.stfrancis.edu/pkv-games/ dominoqq jayatogel live draw hk bo togel