O LMTA, fundado em 1996, é um núcleo multidisciplinar de pesquisa que visa o desenvolvimento de procedimentos sistemáticos – modelagem, identificação de coeficientes e simulação numérica – para a análise de problemas em Mecânica envolvendo não linearidades (em sólidos e fluidos). A maioria dos problemas industriais de interesse envolve fenômenos não lineares que não são adequadamente descritos pelas teorias tradicionais da Mecânica. A necessidade crescente da formulação de modelos, de técnicas experimentais e de métodos de cálculo capazes de auxiliar no estudo destes problemas certamente torna a idéia de desenvolver um grupo multidisciplinar bastante atraente.

O LMTA desenvolve pesquisa aplicada com ênfase nas seguintes áreas: materiais compósitos e poliméricos (fluidos e sólidos); energia, petróleo e gás

O LMTA é a sede do grupo de pesquisa “Mecânica Teórica e Aplicada”, formados por pesquisadores de diferentes instituições nacionais e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. A proposta básica é a de usar os componentes do LMTA como elementos de ligação entre diferentes especialistas (Engenharia Mecânica, Ciências dos Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Química, Informática, Física, Matemática) que, normalmente, não convivem entre si e que raramente desenvolvem trabalhos em conjunto. Uma das prioridades atuais é buscar um maior relacionamento com empresas nacionais visando conhecer melhor os problemas de interesse industrial com a perspectiva de desenvolvimento de projetos bilaterais de cooperação. O objetivo do LMTA, neste caso, é dar uma assessoria global ao gerenciamento para a implantação de melhorias, procurando desenvolver, de forma integrada com os profissionais da empresa, novas metodologias para a solução de problemas específicos, auxiliando tanto na análise como no controle de processos.

Translate »
Skip to content