O LOM tem como principais objetivos o desenvolvimento e a aplicação de métodos ópticos experimentais em problemas de engenharia. Os métodos experimentais clássicos usados na mecânica dos sólidos estão sofrendo significantes modificações devido ao grande avanço dos métodos ópticos de aferição. Tais métodos apresentam inúmeras vantagens, tais como: medidas globais de deslocamento, deformação, tensão e temperatura; medidas sem contato físico; ótima exatidão e/ou resolução nas medidas. Considerando tais vantagens, os métodos ópticas têm se tornado um atrativo campo de investigação e aplicação. Desde a fundação do LOM, em 2006, vários projetos e produtos científicos formam desenvolvidos, além da formação de alunos de graduação e pós-graduação.

Infraestrutura do LOM:

Câmeras CCD de alta resolução modelo (Sony XCD-SX910, XCD-U100 e 2 Basler Ace) com software de controle; câmera térmica IR modelo Flir A325G com software de aquisição de imagens; microscópio eletrônico de varredura: mini-MEV Phenom ProX de bancada; microscópio binocular com câmera de vídeo MOTICAM 2300; elementos ópticos (lentes, espelhos, polarizadores, suportes opto-mecânico , entre outros); modulo Laser IZI de 15mW com comprimento de onda de 632m; LEDs; duas máquinas universal de ensaio mecânico; três mesas ópticas com furação e isolamento de vibração e, computadores; equipamentos para usinagem: furadeira de bancada; fresadora de bancada; mini-torno e outros equipamentos de pequeno porte. Dois sistemas de correlação de imagens digitais: 2D e 3D.

Métodos e aplicações:

Correlação de Imagem Digital (DIC); Holografia Digital (DSPI); Shearografia Digital; Termografia Infravermelha; micro e macro medidas, ensaios não destrutivos; detecção e caracterização de trincas e dano; análise de campos de deslocamento e deformação; medidas térmicas; identificação de propriedades físicas: mecânicas e térmicas; estudo do comportamento mecânico de materiais poliméricos e tecidos biológicos;

Translate »
Skip to content