Programa Francisco Eduardo Mourão Saboya de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

PGMEC

Sobre o PGMEC

Sobre o PGMEC

O Programa Francisco Eduardo Mourão Saboya de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PGMEC) da Universidade Federal Fluminense foi criado em 1995, iniciando o seu curso de mestrado acadêmico neste ano, e seu doutorado em 2005.

O nome do programa foi escolhido em homenagem ao Prof. F.E.M. Saboya, em tributo ao seu trabalho pioneiro e sua dedicação ao progresso das Ciências Térmicas no país. O prof. Saboya foi um dos membros fundadores do PGMEC e esteve ativamente envolvido no desenvolvimento das Ciências Mecânicas e da Engenharia no Brasil.

O PGMEC é um dos programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica no país com maior média de produção científica por docente. Em 2016 a produção média entre os docentes credenciados no programa foi de 3 artigos em periódicos na plataforma ISI-Web of Science, enquanto nos anos anteriores este número foi de 3.2 (2015), 3.4 (2014) e 3 (2013). Em 2016, dos 18 docentes credenciados no programa, 10 são bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, 1 é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, 5 são bolsistas pelo programa Jovens Cientistas do Nosso Estado (JCNE) e 2 são bolsistas pelo programa Cientistas do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ. Em 2012, o PGMEC foi responsável pela organização do 14th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering (ENCIT2012), o maior evento nacional de Ciências Térmicas. Em 2015, o PGMEC foi responsável pela organização do 23rd International Congress of Mechanical Engineering (COBEM2015), o maior congresso de Engenharia Mecânica da América Latina.

O processo de evolução da economia brasileira, caracterizado pela abertura de seu mercado interno para produtos e serviços oriundos de outros países, requer um forte investimento interno dirigido para o seu desenvolvimento tecnológico e para a capacitação de pessoal, com o objetivo de permitir que a indústria nacional possa fazer frente ao desafio da competição pelo mercado globalizado de bens e serviços. Com base nesse processo, ao longo dos anos, o governo brasileiro estabeleceu diversos programas estratégicos de desenvolvimento tecnológico, direcionados para objetivos a longo prazo, os quais vêm sendo atingidos por diversas instituições públicas e privadas. Diante deste quadro de abertura de mercado e com base na definição de setores estratégicos, a Engenharia Mecânica é, sem dúvida, uma das grandes áreas do conhecimento com maior participação nas inovações tecnológicas, dentre todas as demais Engenharias e aquela que requer um maior contingente de pessoal altamente qualificado.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFF é dirigido principalmente para as necessidade estratégicas da União e do Estado do Rio de Janeiro. O PGMEC fornece uma sólida formação teórica em Mecânica, visando reciclar profissionais da área de Engenharia, preparar docentes para o ensino superior e, principalmente, formar profissionais capazes de abordar problemas práticos de interesse do Estado do Rio de Janeiro e do país. A fim de atender à demanda de formação de pessoal, as teses e dissertações orientadas no PGMEC têm constantemente versado sobre temas voltados para setores estratégicos do país, tais como os programas de engenharia naval e oceânica, aeroespacial, nuclear, de petróleo, siderúrgico, de energia e de meio-ambiente.

A fim de garantir a formação fundamental em Mecânica necessária para os diferentes setores estratégicos, o PGMEC conta com duas grandes áreas de concentração: Mecânica dos Sólidos e Termociências; a elas estão associadas cinco linhas de pesquisa: Análise Estrutural, Mecânica dos Fluidos, Mecânica dos Materiais, Mecânica Computacional e Transferência de Calor e Massa. Maiores detalhes sobre como obter os títulos de mestre e doutor em engenharia mecânica pelo PGMEC/UFF, assim como sobre a estrutura acadêmica do nosso curso, podem ser obtidos na nossa webpage.

Conheça o corpo docente

Andréia de Souza Martins Cardoso

D.Sc., ITA, 2015

Angela Cristina Cardoso de Souza

D.Sc., COPPE-UFRJ, 1998

Fabiana Rodrigues Leta

D.Sc., PUC-Rio, 1998
Todos os docentes
klik66 ayahqq priaqq ligacapsa klikqq cafeqq https://mguniversity.ac.in/pkv-games/ https://mguniversity.ac.in/slot88star/ https://learnitnow.stfrancis.edu/pkv-games/ dominoqq jayatogel live draw hk bo togel